3 Brincadeiras Para Instigar a Leitura

Instigar a leitura pode ser muito divertido!

Tem crianças que adoram ler e outras que acham isso um martírio. Mas uma coisa é certa, as crianças, independente de gostarem ou não de ler, amam brincar e a partir da brincadeira os pais e educadores conseguem estimular muito a leitura. A Ih, Contei! resolveu dar algumas dicas de brincadeiras e brinquedos que utilizamos para fazer mediação de leitura e aposto com vocês que eles vão querer muito ler os livros antes e após as atividades proposta. Então vamos lá!

1) Criar personagens com massinha
Escolha um livro infantil e diga a criança que vocês vão criar bonecos juntos e terão um desafio de recontar o livro.
Após a leitura, junto com as crianças, crie os personagens das histórias com massinha, após a atividade conte com elas a história do livro e use dos personagens para fazer um teatrinho de bonecos, os bonecos devem ganhar voz e movimento. É importante que você entre na brincadeira junto com a criança, elas gostam quando nós embarcamos e fazemos vozes com os bonecos de massinha. As histórias do livro quase sempre ganham outros caminhos quando contadas, deixe esta atividade acontecer livremente e embarque na história que a criança está contando e conte com elas.

Resultado de imagem para criança brincando de massinha

2) Histórias debaixo da coberta 
Crianças adoram enfrentar seus medos, e quase todas as crianças tem um pouquinho de medo de escuro. Brinque com isso, elas vão adorar que você proponha uma leitura debaixo das cobertas com luzes todas apagadas e somente com luz da lanterna. Esta brincadeira é bem divertida e eles vão adorar ler livro junto com os pais. Nesta atividade use livros infantis com histórias de monstro, bruxas e fantasmas. Mas você também pode utilizar de outros livros, sejam qual for o livro as crianças vão adorar ler um livro num ambiente que dá uma pontinha de medo.

Resultado de imagem para lanterna debaixo da coberta
3) Contar histórias com fantoches 
Os fantoches são sempre divertidos. Experimente usar os fantoches para contar histórias. Você não precisa utilizar de uma empanada (aquela estrutura do teatro de bonecos onde só aparece o boneco) ponha o fantoche na mão, crie uma voz, e perceba que a criança vai rir muito com as histórias que você vai contar, ao final da histórias mostre pra ela o livro que você tirou a história contada. Leia com ela o livro de onde você tirou a história. Peça pra ela escolher outro livro pra você contar com o fantoche.A imagem pode conter: 2 pessoas, criança e listras

 

Agora ponha em prática!

É hora de por essas dicas em prática. Experimenta com os pequenos novas formas de ler os livros, conte histórias do livros, faça brincadeiras a partir dos livros. Lembre-se que a leitura é muito importante para a formação do seu filho e aluno. Crianças que tem o gosto pela leitura têm mais facilidade na escola e, automaticamente, são crianças que tem imaginação mais aflorada e são capazes de solucionar problemas com mais facilidade.

Quer mais dicas?
Segue  a gente no facebook: www.facebook.com/ihcontei
Fique por dentro de todas as nossas atividades, cursos e oficina.

OFICINA

O Contador de Histórias  Criando Brinquedos Que Contam Histórias