Seja Homem, Meninos Não Choram!

Reaprender a Chorar

Não, isso não é sobre o filme ‘ Meninos Não Choram’, também não é uma matéria sobre brinquedos ou contação de histórias. Hoje eu queria falar de tristeza e de como venho reaprendendo a chorar.

Quando pequeno cai muitas vezes e chorei muitas vezes, ouvi algumas vezes a frase ‘ Seja homem,  meninos não choram ‘ ou ‘ engole o choro’, essas frases não fizeram de mim uma criança mais forte, ouvir isso me deixava irritado e me fazia me sentir humilhado. Hoje, adulto, consigo refletir o significado que esta frase tem diariamente em minhas angustias. De fato não sou o tipo de homem que chora, eu costumo, muitas vezes, engolir o choro e há dias que nem sei exatamente o que me angustia. Não consigo por pra fora ou conversar sobre lagrimas reprimidas. A frase ‘seja homem, meninos não choram’ de alguma forma ainda reverbera em mim, não por que eu goste dela, mas por que fui incentivado a ser assim e isso é angustiante.

Deixem os meninos e meninas terem o direito do choro. Deixem eles expressar suas tristezas, ainda que eles tenham feito algo errado e choram depois de ficar de castigo. Deixem eles chorar, tenha paciência, nós sabemos que é difícil, mas se você é pai, professor, tio, avó precisa sempre se lembrar que eles são pessoas em eterno processo de aprendizagem e formação e a idade do choro é a única forma de demonstrar tristeza, muitas vezes eles ainda não tem vocabulária suficiente pra expor tanta tristeza se não for pelas lágrimas ( eu, já adulto, ainda me falta vocabulário para algumas tristezas). Deixem-os chorar e aprenda a conversar com eles. As crianças precisam aprender a falar sobre seus sentimentos, precisam aprender expressar e por em palavras o que estão sentindo e só assim você consegue ajuda-los.

Tento dia a após dia me livrar da frase ‘ meninos não choram’, às vezes deixo a angustia bater em meu peito, deixo a saudade lacrimejar nos olhos e não arrependo dos momentos de choro. Chorar não me faz ser um homem fraco, ao contrário, a tristeza esvaziada em lagrimas me faz mais forte para seguir em frente. Chorar é bom, limpar as lagrimas e erguer a cabeça é ainda melhor.

Meus dias de choro tornam-se boas histórias para contar.

OFICINA

O Contador de Histórias  Criando Brinquedos Que Contam Histórias